Curso

[RE] Load - Transforme-se !

Sobre o Treinamento

Com o propósito de qualificar pessoas que possuem interesse em adquirir conhecimento na área de tecnologia, um dos segmentos mais pulsantes do mercado atual, desenvolvemos o [RE]Load. Uma formação alicerçada numa metodologia contemporânea de aprendizado, com o objetivo de potencializar o processo de aprendizado e permitir ao participante uma inserção no mercado mais rápida e assertiva que a abordagem de formação convencional.

 

uma vez que o conteúdo programático é definido visando atender as demandas das empresas de tecnologia da região.

Objetivos

Formação acelerada e alinhada às reais necessidades do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação, para que estudantes e profissionais de áreas afins possam se inserir no mercado de trabalho com competências e habilidades inerentes ao desenvolvimento de soluções. Competências estas que serão trabalhadas a partir de uma sinergia entre técnicas de metodologias ativa de ensino (colocando o aluno no protagonismo do aprender) e gestão ágil de projetos, focando na resolução de problemas reais.

 

O curso foi prototipado através de uma modelagem reversa (fomos ao mercado, escutamos as dores das maiores empresas locais e a partir destes feedbacks desenhamos uma ementa que atenda aos requisitos mais escassos do mercado). Identificamos esta necessidade latente e trouxemos para dentro de sala, visando suprir o background dos participantes de maneira sinérgica às necessidades do mercado.

Este formato permite que estudantes e profissionais de áreas afins possam se inserir no mercado de desenvolvimento de software, aprendendo competências e habilidades inerentes aos profissionais nativos da área.

 

 

METODOLOGIA

Por meio de metodologias ativas de aprendizagem, como o PBL (Problem Based Learning) que foca em problemas reais do mercado, o aluno será o protagonista do aprendizado. Serão aplicados métodos de salas de aula invertida (Flipped Classroom) com aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas no intuito de engajar os alunos no conteúdo e otimizando o tempo e o conhecimento do professor.

 

Mesclamos a didática PBL (Problem Based Learning – Aprendizado Baseado em Problema) com a Sala de Aula Investida (Flipped Classroom), com o propósito de tornar o participante protagonista do aprendizado. Neste formato de aprendizado não há zona de conforto e neutralidade, o estudante é estimulado a ser proativo tornando as aulas mais produtivas e participativas, neste formato o potencial do professor é explorado com maior intensidade e o participante torna-se um estudante ao invés de aluno!

 

 

PÚBLICO-ALVO

Esta formação tem três públicos:

 

  1. Egressos e graduandos de qualquer formação, que tenham vocação e interesse genuíno pela área de tecnologia, em especial STEAM (acrônimo que representa os graduandos e egressos das áreas de Ciências / Tecnologia / Engenharias / Artes e Matemática), e que esperam ampliar sua empregabilidade através de uma qualificação complementar, que irá desenvolver as habilidades requeridas no mercado desenvolvimento de software atualmente.

 

  1. Pessoas que desejam montar uma startup, que possuam uma ideia e não encontram um desenvolvedor para o seu projeto. Com esta formação será possível tirar o seu MVP da cabeça para validá-lo no mercado, como também será possível avaliar tecnicamente a inserção de um futuro sócio da área de tecnologia, CTO, ou mesmo contratar serviços terceiros para sua Startup com maior propriedade.

 

  1. Jovens assistidos por programas sociais do governo ou de universidades e/ou membros de minorias, que ainda não possuem expressividade no mercado de tecnologia. Acreditamos que com este espaço daremos voz e vez aos que querem transformar sua realidade e seu entorno através da tecnologia.


Programação

[RE]Load - Transforme-se !

 

O curso acontecerá no laboratório da UNP - (Nascimento de Castro)

 

Os participantes do [RE]LOAD, adquirirão:

 

Um bom conhecimento de Frameworks JS (Por exemplo, React);

Boas noções de algoritmos e estruturas de dados;

Boa experiência com desenvolvimento de aplicações web;

Desenvolvimento de sistemas Web (Python/Django, Ruby/Rails);

Utilizarão ferramentas de controle de versão (Por exemplo, Git);

Realizarão desenvolvimento de micro-serviços (Ruby, Java, Go);

Utilizarão banco de dados SQL e NoSQL (PostgreSQL, Cassandra, MongoDB);

 

Esta ementa atende a necessidade mínima para a formação de um desenvolvedor júnior, com plenas condições de ser desenvolvido por um Tech Manager sênior de qualquer organização, como também permitirá ao participante desenvolver o seu próprio MVP, ou ainda, ser capaz de recrutar com segurança um membro para área de tecnologia da sua startup.

 

*O curso terá 180h sendo 108h presenciais, e uma necessidade de dedicação extraclasse mínima de 72h (preparação para aula), a qual será suportada por conteúdo disponibilizado pelos instrutores, além de bibliografia adicional.

 

No primeiro dia de aula, será apresentado o calendário, assim como os instrutores e demais regras do curso.

 

Estamos sem turmas abertas no momento.

Tenho Interesse
Quer receber novidades direto em seu email? Sim, eu quero